segunda-feira, 13 de outubro de 2014

RIGO TELES: QUINTO MANDATO CONQUISTADO


O Deputado do povo

As últimas eleições do dia 05 passado nos chamou atenção para alguns detalhes. Fatos interligados e que fizeram 50% de renovação dos parlamentares da casa Assembleia Legislativa do Maranhão. Aqui vou reportar a penta-eleição do Deputado Rigo Teles como parâmetro de análise para um entendimento mais aprofundado do que representou a eleição para deputado estadual em face a majoritária eleição do executivo (Governo do Estado), conquistada nas urnas pela oposição, representada pelo governador eleito Flávio Dino. O Deputado Rigo Teles, com as suas eleições vitoriosas desde 1998, seguidas as de  2002, 2006 e 2010, sempre crescentes em seus números de eleitores, pela primeira vez conquista uma eleição com menos votos que a anterior mas que representa a mais bem votada de todas. Caso atípico e que aqui explicaremos. Vamos aos fatos: Enquanto os adeptos (eleitores) da coligação “PRA FRENTE MARANHÃO”, navegavam em mar revolto, sem rumo e estática em seus números, os seus opositores da coligação “TODOS PELO MARANHÃO” tinham a maioria e, a cada dia que se aproximavam as eleições, mais e mais adesões lhes eram conferidas.
Isso configura exatamente que as lideranças (prefeitos, vereadores) até que poderiam querer influenciar na opção do eleitorado, mas não foi o que aconteceu como dos outros pleitos. O povo assumiu de vez o comando de sua vontade e intenção. A coligação da oposição fez nove deputados, enquanto que a da situação fez 16. Ora, em proporção, votos e mais votos migraram de um lado para o outro e disso teremos os números aqui expressos pelo exemplo que daremos da eleição de 2010, comparada com esta última de 2014: O Deputado Wemetério Weba teve 38.375 votos naquela ocasião, contra 27.459 agora. Max Barros dos seus 64.969, cai para 49.492. Edilázio, de 58.191, desceu para 56.050 e por último César Pires dos seus 52. 450 votos de 2010, também desce para 36.204. Esses são alguns exemplos dos nomes que tiveram seus votos minimizados e sem contar aqueles que nem chegaram a se eleger.
Esses argumentos todos são para simplificar, esclarecer e tornar público que os 40.981 votos que deram a quinta eleição para o Deputado Rigo Teles, significam proporcionalmente a sua mais bem disputada e grandiosa eleição. Rigo Teles sai campeão de votos na sua base, sendo o mais bem votado deputado no município de Barra do Corda, com cerca de 10 mil votos, o que lhe configura a mais autêntica representatividade e chefia política daquela cidade (região). Rigo Teles se configura como um parlamentar autêntico, um político popular e assistencialista e que tem na sua vida pública, o nome gravado para sempre nos anais da Assembleia Legislativa do Maranhão.
Vimos aqui parabenizar Rigo Teles como cidadão, amigo solidário e de coração aberto, bem como o político, liderança que abre mão dos seus compromissos empresariais, familiares e particulares, para manter-se à frente dos compromissos do batalhão do povo que o mesmo lidera e conquista. Com esta última eleição, serão 20 anos de parlamento. O Deputado pode até não ter visto por este ângulo, mas deve por obrigação, em nome do seu eleitorado, se sentir  bem maior nesse mandato que lhe foi conferido nas últimas eleições do que nos anteriores. Parabéns também a todos os eleitos. O Deputado é governista e certamente estará com o novo executivo na missão de melhorar ainda mais a qualidade de vida do povo do Maranhão e as suas limitações. Vamos dar a César o que é de César, e certamente a Rigo Teles o que é de Rigo Teles. A sua permanência em seu consagrado gabinete naquele parlamento é fato, está eleito. 


Luís Mário Oliveira